sexta-feira, 21 de agosto de 2009

A Utilização do Portfólio como Processo do Conhecimento

Lembro de um tempo atrás, onde foi convidada pela mantenedora a qual trabalho para trabalhar em uma escola ciclada. De início fiquei um pouco preocupada com a proposta de aprendizagem que é trabalhada no ciclo, mas como não recuso há novos desafios, tentei e gostei. No decorrer do tempo me foi solicitado para fazer um dossiê de cada aluno, não sabia onde começar, mas pedi ajuda para a coordenação e o fiz. A partir daí, sempre fiz para meus novos alunos um dossiê, para analisar o crescimento que eles obtinham no decorrer do ano e poder fazer uma avaliação com mais um recurso.
Agora, após leituras percebo que nosso crescimento e constante, pois nunca pensei ou tinha a informação que dossiê e portfólio seriam a mesma coisa. Destaco de leitura do artigo onde diz em suas anotações Fernando Hernandez, que “os portfólios (dossiês de aprendizagem para alguns autores) representam uma maneira de se refletir sobre a aprendizagem. Não é um “lugar” para se colocar tudo o que se faz durante o processo de aprendizagem como se fosse um repositório, e sim serve para organizar o que se aprendeu e dar conta de como se aprendeu. O portfólio é um veículo para mostrar como o indivíduo aprende. Nem todos aprendem da mesma maneira. Devemos pensar em uma contradição: a educação inclusiva e a avaliação condutivista, nem todos têm o mesmo tipo de inteligência e todos são avaliados da mesma maneira”.
Sem dúvida em muitas vezes fizemos avaliações iguais para todos, deixando de respeitar o tempo de cada criança, o crescimento que cada um teve, exatamente por isso passeia usar o dossiê com minhas crianças.
Destaco uma colocação do autor John Zubizarreta onde ele “valoriza a importância dos portfólios como uma ferramenta de aprendizagem porque dá uma estrutura que permite refletir sobre o processo de aprendizagem e para desenvolver atitudes, habilidades e hábitos de reflexão crítica”.
Faço consideração ao que diz Dinéia Hypolitto, no seu artigo O Uso do Portfólio, A Reflexão e a Avaliação, “que o uso do portfólio tem crescido muito para fins formativos e somativos, porém no Brasil ainda não o temos utilizado como estratégia para melhorar a qualidade do desempenho docente. Acreditamos que, com a utilização do portfólio, muitos professores possam refletir sobre a prática pedagógica e, a filosofia de ensino. Neste sentido, o portfólio deve ser reflexivo e mostrar o que os docentes pensam e fazem no cotidiano escolar”.
A cada leitura que faço mais percebo que precisamos estar em constantes aperfeiçoamentos, seja eles em instituições ou juntamente com nossos ambientes de trabalho. Precisamos fazer nosso portfólio, para junto analisar o crescimento de nossos alunos e verificar se o meu aluno não conseguiu avançar por não ter condições necessárias no momento ou será que eu enquanto professora, consegui fazer com que ele me entenda.

Referências Bibliográficas:
HERNANDES, Fernando; 2006.
HYPOLITTO, Dinéia; O USO DO PORTFÓLIO, A REFLEXÃO E A AVALIAÇÃO, 1998.

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